Books

#Resenha – Todo Dia a Mesma Noite (Daniela Arbex)

Há dois dias atrás, aconteceu o aniversário de uma das histórias mais tristes de nosso país: 7 anos do incêndio na Boate Kiss, em Santa Maria/RS. No começo de 2019, li Todo Dia a Mesma Noite, livro da Daniela Arbex, uma escritora e documentarista que tem sido muito comentada nos últimos anos e que escreveu Holocausto Brasileiro, livro extremamente bem recomendado e que estou criando coragem ainda para encarar (pois a história é bem pesada).

O livro conta a história de diversos pais, médicos, enfermeiros e bombeiros que se depararam com uma notícia impensável na madrugada de domingo, 27 de janeiro de 2013: a boate Kiss, uma das mais movimentadas da cidade universitária havia pegado fogo, na noite de uma grande festa realizada pelos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária da cidade.

Em um primeiro momento, os bombeiros não se deram conta da gravidade da situação. Afinal de contas, o que poderia queimar tão intensamente em uma boate? Mas ao chegar ao local se depararam com uma cena praticamente retirada de um livro de horror: dúzias de jovens caídos no chão, queimados ou simplesmente ficando inconscientes, apesar de não aparentarem ferimentos externos. Na entrada da boate, uma pilha de corpos impedia a passagem e quando acharam que já haviam visto o pior, encontraram muitas vítimas nos banheiros da casa noturno, único local em que havia uma sinalização luminosa, que os levou a acreditarem que estavam se dirigindo à saída.

Médicos e enfermeiros trabalharam sem parar, buscando salvar quantas vidas pudessem! Mas não entendiam como vítimas que há pouco estavam conversando e aparentemente bem, entravam em coma e morriam. Mais tarde, iriam descobrir que o gás produzido pela queima da espuma utilizada para abafar o som da boate, que havia sido alvo de reclamações pelos vizinhos do local, liberou o mesmo composto utilizado na 2º guerra mundial, nas câmaras de gás: o gás cianídrico (cianeto).

Enquanto os bombeiros e profissionais de saúde não imaginavam a gravidade da situação, os pais das vítimas, com a sensibilidade que só eles podem ter, assim que ouviram a notícia, sentiram que algo de muito errado havia acontecido! Alguns já não conseguiam mais sentir a presença de seus filhos. A dor apresentada nas páginas que contam suas histórias irá seguir o leitor por toda a sua vida. Apesar de não conseguirmos nem mesmo imaginar o que essa perda representa, o livro consegue nos mostrar um pouquinho da luta, dor e saudade que essas famílias têm que enfrentar todos os dias!

Neste livro, você vai encontrar exemplos do melhor e pior que a humanidade pode apresentar: desde as diversas irregularidades que acabaram por desencadear esta tragédia até a imensa solidariedade vista durante aqueles momentos tão terríveis.

Um livro que acima de tudo nos conscientiza de que providências têm que ser tomadas para que nada disso se repita novamente e, principalmente, que essas famílias têm o direito de ver a justiça ser feita. Pois até o momento, os réus nem sequer foram julgados!

Um livro devastador, porém extremamente bem escrito, sensível e necessário!

Seguem alguns links de programas de TV realizados sobre o incêndio na Boate Kiss!

Caso queira adquirir o livro e ajudar o blog, segue link abaixo da Amazon! 😉

Previous Post Next Post

You Might Also Like