Books

#Resenha: It – A Coisa, Stephen King

Continuando minha maratona de livros do Stephen King, terminei de ler, na semana passada, It – A Coisa. Já tinha ouvido falar muito bem do livro, que é considerado um dos mais assustadores do autor, junto com O Iluminado e O Cemitério. O que em si já me animou bastante.

Capa_It - A coisa.indd

O livro conta a história de sete pessoas, amigos de infância, que no passado fizeram uma promessa, quando tinham entre 12 e 13 anos. O tempo passou e seis destas crianças deixaram sua cidade natal, Derry, no Maine e prosperaram muito em suas carreiras. William (Billy) Denbrough virou um escritor de livros de terror de grande sucesso e começou até a escrever os roteiros de filmes baseados em suas obras. Richard Tozier é um comediante famoso, com seu próprio programa de rádio e é conhecido como o Homem de Mil Vozes, Bem Hanscom é considerado um gênio da arquitetura. Beverly Rogan é uma estilista extremamente requisitada. Eddie Kaspbrak é dono de um bem-sucedido negócio de limusines e Stanley Uris é um contador que prosperou mesmo no momento de maior crise econômica. Ao contrário de seus amigos, Michael Hanlon permaneceu em Derry e tem uma vida bem humilde, trabalhando como bibliotecário.

stephen_king__s_it__sketch_by_willman1701

Mas a vida nem sempre foi fácil para este grupo. Quando eram crianças, eram os rejeitados da escola, Os Otários. Ben era o garoto gordinho, Beverly, a menina pobre, Richie, nunca conseguia manter a boca fechada, Eddie era um garoto doente, com constantes ataques de asma e uma mãe controladora, Stan, o garoto judeu, Mike, o único menino negro da escola e Billy era gago. Por isso, eram vítimas constantes de garotos maiores, com uma grande inclinação para a maldade. Os piores eram o grupo de Henry, Victor e Arroto. Em determinado momento, os ataques começaram a ficar bem mais violentos, cruzando a linha entre a implicância e virando um ódio mortal.

Pennywise-stephen-kings-it-32853964-1280-713

No meio de tudo isto, se encontra Derry. Esta pequena cidade é cercada por uma aura de maldade. Sua história é repleta de acontecimentos bizarros, desaparecimentos de crianças e assassinatos brutais. De 30 em 30 anos, ondas de violência tomam a cidade de assalto, sempre culminando com grandes tragédias. E depois que George, o irmão de Billy é assassinado, em 1957, o grupo de sete amigos começa a se formar e irá acabar enfrentando a coisa que aterroriza a cidade. Cada um deles possui uma história com esta entidade maligna. E isto forma um forte laço entre eles.

stephen-king-it

A história começa realmente quando Mike Hanlon, que ficou na cidade como sentinela, tem que tomar a difícil decisão de chamar seus amigos de volta a Derry, pois a Coisa não morreu quando a enfrentaram na infância. Muito pelo contrário, os ataques recomeçaram.

nerdinlove.tumblr

O início do livro se divide em capítulos que contam a história de cada um de seus personagens, começando com sua vida atual, longe de Derry. Quando recebem a ligação de Mike, eles começam a se lembrar de sua infância. Até então as memórias do que aconteceu em sua cidade natal haviam sido completamente apagadas e no decorrer do livro, somos levados a conhecer os detalhes do passado conforme as lembranças dos personagens vêm à tona. Um recurso narrativo muito inteligente, que ajuda a esconder o grande mistério até o final. A construção dos personagens é extremamente bem feita e King consegue trazer temas muito importantes em suas histórias, como abuso infantil e violência contra a mulher.

line9-20-1

Minhas partes preferidas do livro são quando conhecemos mais sobre a história de Derry e as tragédias que já aconteceram. Nestes momentos, o autor chega a seu potencial máximo, nos mostrando extremos de maldade realmente apavorantes.

It é um livro muito bem construído, excelente. Não me causou medo como O Iluminado, mas um incômodo profundo ao retratar tanto ódio e loucura.

stephen_king.png

Leitura obrigatória para os fãs de Stephen King!

Assisti o telefilme, de 1990, It, Uma Obra-Prima do Medo. Infelizmente, de obra-prima só possui o nome. O filme, apesar de não ser tão antigo, é extremamente datado. Os efeitos são ruins e a história de alguns personagens foi muito modificada, certamente para atender à classificação etária. Haverá uma adaptação nova e espero que faça jus ao livro.

Stephen-King-s-It-stephen-kings-it-20711159-1000-1331

Previous Post Next Post

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply